O hábito sacerdotal

A Nossa Santa Igreja fala através da vestimenta litúrgica, numa Santa Missa, aos padres e ao povo. As vestimentas em um Santo Sacrifício é, historicamente, fundamentada. Anteriormente, isto era uma vestimenta habitual, como hoje em dia os padres usam numa Santa Missa.  640px-Francisco_de_Zurbarán_058 (1)

A igreja tem mantido as vestes originais como uma herança preciosa. Assim, ela quer nos conduzir novamente até ao primeiro Santo Sacrifício que o próprio Cristo celebrou na Última Ceia. A Igreja quer nos lembrar que cada Santo Sacrifício é o mesmo sacrifício, que uma vez o Salvador do Mundo ofereceu no Calvário.

A vestimenta litúrgica representa o vestuário de uma vítima. O padre que a veste vai ser lembrado que cada peça de roupa está relacionado com Cristo, como Ele espera por seu sacrifício na cruz.

O sacerdote realiza uma oração especial quando ele a coloca. Enquanto ele a usa, ele não deve esquecer o que ela simboliza. O vestuário litúrgico é um símbolo do trabalho e sofrimento ao serviço de Deus e do próximo. O Cristo, devidamente vestido, é aquele que, interiormente, se preparou para o Santo Sacrifício e adornou a sua alma com as virtudes.

Você vê, como o padre está vestido da cabeça aos pés com roupas que são um sinal de lembrança dos sofrimentos de Cristo. Dessa forma, você se lembra de que se professa e ‘veste a Cristo´ em tudo que é hostil a Ele, ou seja, você pode seguí-lo em tudo!
A roupa litúrgica é, um símbolo das virtudes daqueles que querem servir a Cristo. Não é apenas algo que parece bom, mas nos ensina verdades profundas e firmes.

 O xale

Relacioname04 Ankleide Schultertuchnto com Cristo: Ele nos lembra do pano com o qual Cristo, diante dos escárnios proferidos pelos Carrascos, seus olhos foram vedados.

Importância para nós: Quando o sacerdote o coloca, ele toca então primeiro a cabeça, para indicar que ele, durante o Santo Sacrificio, deve ser livre de vãos e maus pensamentos. Em seguida, ele coloca em volta do pescoço para indicar que ele deve manter a sua lingua “refreada” antes e após o Santo Sacrifício.

Oração ao colocar o pano no ombro: Ponha, ó Senhor, o capacete da salvação na minha cabeça, para que eu possa resistir aos ataques do diabo.

O Albe

Relacionamento com Cristo: Herodes cobre o Senhor com uma roupa ridícula para a diversão de seus seguidores sem vergonha.05 Ankleide Albe-Zingulum

Importância para nós: A alva branca, uma túnica larga ricamente plissada, simboliza a pureza do corpo e da alma que é exigido
do sacerdote e de todos os que assistem a Santa Missa devotamente. Ela nos mostra nos que a noite dos nossos pecados desaparecem diante da luz da Graça de Cristo.

Oração ao apertar o Albe: Faz-me conhecer, ó Senhor, e purifique o meu coração, com isso eu, limpo no sangue do Cordeiro, seja participante da recompensa eterna.

o cíngulo

Relacionamento com Cristo: Ele nos lembra da corda com a qual o Senhor   Unbenannt
estava ligado à coluna do flagelo.

Importância para nós: ele nos diz que devemos nos preparar para trabalhar duro no serviço de Deus e de combater as paixões de modo que continuemos casto e espiritualmente fortes.

Oração ao colocar o cíngulo: cingi-me, ó Senhor, com o cinto de castidade e extingua em mim o fogo da paixão, com isso, possa permanecer em mim fa virtude da temperança e pureza.

o manípulo

Relação com C06 Ankleide Manipelristo: O manípulo lembra-nos as algemas com que as mãos de Jesus foram amarradas, e a corda com a qual Ele foi levado para o local da execução.

Importância para nós: O nome é chamado manípulo mão cheia. Simboliza, portanto, que nós devemos aparecer com ambas as mãos cheias perante o Juiz Eterno; ou seja, que podemos ganhar o céu pelo trabalho paciente e humilde serviço.

Oração ao colocar o manípulo: Faz-me dígno, ó Senhor, a suportar o manípulo de lágrimas e dor, para que eu possa desfrutar de uma vez a recompensa do meu trabalho com alegria.

A Estola

Relação com Cristo: A Estola nos lembra a cruz que estava no caminho do07 Ankleide Stola

Calvário sobre os ombros do Salvador.

Importância para nós: Desta maneira, a estola que cobre o pescoço, ombros e peito, faz-nos lembrar de nosso dever honroso, feliz e ansioso para trabalhar todos os dias para Cristo e para pensar sobre a imortalidade da alma.

Oração ao colocar a Estola: Dá-me de volta, Senhor, a veste da imortalidade que perdi pelo pecado dos nossos primeiros pais. Embora eu seja indigno de me aproximar de Vossos Santos mistérios, conceda-me a felicidade eterna.

A casula

Relação com
Cristo
: A casula é um símbolo da túnica de Jesus sem costura, que de acordo com a tradição, a Mãe de Deus tinha tecido e, que de posse dos soldados, lançaram sortes sob a cruz.

Importância para nós: A casula simboliza o jugo dos mandamentos do Senhor, que nós, por amor a Ele, o tomamos para nós.

Oração ao vestir a casula: Ó Senhor, tu disseste: O meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Ajude-me a carregar a minha cruz, para que eu seja digno de Sua Graça.